Posted: 27 Jul 2019 10:21 AM PDT
Antibiótico pertencente a família das penicilinas, amoxilina + clavulanato de potássio, é muito utilizado para o tratamento de infecções bacterianas das vias respiratórias ou para infecções de pele.
Diferenças entre amoxicilina com e sem clavulanato
A adição de clavulanato na amoxicilina aumenta o espectro de ação e torna o antibiótico mais potente.
A amoxicilina, assim como todos os antibióticos da família da penicilina, é um antibiótico cuja estrutura molecular contém um anel beta-lactâmico.
Algumas bactérias apresentam resistência à amoxicilina por produzirem uma enzima chamada beta-lactamase, que é capaz de destruir esse anel. A destruição do anel beta-lactâmico torna o antibiótico ineficaz por desorganizar a sua estrutura molecular.
O ácido clavulânico é uma substância que inibe a beta-lactamase, impedindo que as bactérias produtoras dessa enzima inativem a amoxicilina. Portanto, a adição do clavulanato à amoxicilina aumenta o seu espectro de ação, tornado-o eficaz contra uma diversidade maior de bactérias.
Para evitar o desenvolvimento de bactérias mais resistentes, os médicos prescrevemos sempre antibióticos com o menor espectro possível. A associação com o clavulanato só está indicada quando suspeita-se que infecção possa ser resistente à amoxicilina pura.
A associação com clavulanato também apresenta uma incidência maior de efeitos colaterais, principalmente diarreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário